Se o lado emocional ainda conta muito no momento da compra de um automóvel, então a Volvo tem uma pequena "pérola" no XC40, o primeiro SUV compacto da marca sueca que já pudemos guiar nos arredores de Barcelona! Pelas linhas extremamente cativantes, personalizadas e diferentes, pelo interior acolhedor, "hi-tech" e de enorme funcionalidade e pela agradabilidade geral da sua condução em várias situações.
E este não é apenas um daqueles "SUV de trazer por cidade", tem 21,1 cm de altura ao solo e ângulo de ataque de 21,7º e de saída de 30,4º. Não é um TT, mas já permite saídas de estrada com alguma confiança, em especial nas versões com a tracção integral. E mesmo par manobrar em locais mais difíceis ou apertados, a fantástica câmara de 360º, que reúne as imagens das duas câmaras laterais mais as das dianteira e traseira, é ajuda inestimável.
Dentro destas cotas, as opções na distribuição do espaço divergiram, essencialmente, entre Volvo e BMW. O XC40 oferece uma óptima habitabilidade nos bancos traseiros, com muitos centímetros para as pernas e espaço desafogado para a cabeça, apesar da posição bastante vertical das costas dos assentos que se podem rebater na proporção 60:40. O habitáculo mais espaçoso acabou por roubar volume à bagageira que é apenas mediana para o segmento e está longe dos 505 litros do X1: vai dos 460 aos 1336 litros mas contando todo o volume, ou seja, também o grande vão existente sob o fundo da bagageira, mas que pode ser ocupado com uma roda sobressalente.
Mas os pequenos-grandes detalhes encontramo-los um pouco por todo o lado no habitáculo, em especial nos lugares dianteiros. As colunas de som encontraram nova localização para as bolsas das portas ganharem amplitude suficiente para receber um computador portátil e uma garrafa de água! E são forradas a tecido, ou seja, coisas que andam aí à solta não fazem barulhos incomodativos. Há várias ranhuras para colocar cartões multibanco ou de acesso a parques, tal como um pequeno espaço, no meio, para moedas. Sob o banco do condutor, há uma gaveta em que cabe um mini "tablet" ou um caderno de notas.
Além dos inúmeros "coelhos tirados da cartola" em termos de funcionalidade, este é um Volvo que pretende oferecer a mesma experiência "premium" dos outros XC, mesmo se em tamanho mais pequeno. Lá encontramos o ecrã central táctil de 12’’ com o sistema Sensus que torna a sua utilização intuitiva, todos os comandos no sítio certo, a instrumentação de leitura clara e um acabamento de bom nível. Mas o computador de bordo continua a ser de utilização pouco prática e nota-se que estamos na gama mais baixa ao tocar em vários plásticos mais duros em vários pontos do habitáculo…
Pudemos guiar a versão D4 Momentum, a primeira a chegar ao mercado nacional, com o Diesel de 190 cv, caixa automática Geartronic de 8 velocidades e tracção integral, mecânica já conhecida do "irmão grande" XC60. Em auto-estrada, dentro dos limites, o XC40 rolou de forma suave e agradável, com bom nível de conforto. Numa estrada de montanha quase deserta conseguimos ver melhor o que valia toda a sua nova plataforma e… foi uma surpresa! Apesar da altura relativamente elevada, o chassis mostrou-se extremamente competente, com poucos movimentos da carroçaria, a adornar quase nada, mesmo experimentando entrar na curva quase a "velejar", sem o motor a ajudar.
Obviamente que a Volvo oferece ainda (ou propõe como opção) uma miríade de equipamento de segurança activa e passiva, além de sistemas que já configuram uma condução semi-autónoma, dentro dos limites permitidos por lei. Por exemplo, o Pilot Assist combina o "cruise control" activo com o sistema de manutenção na faixa e guia o XC40 sozinho durante algum tempo antes de "tocar para a chamada", exigindo que o condutor ponha as mãos no volante. E depois há todos os outros sistemas já conhecidos dos outros Volvo, mas agora disponíveis num modelo mais acessível. Que, durante 2018, há-de estar disponível numa nova modalidade que não inclui a compra mas uma espécie de renda, segundo o novo programa "Volvo Care", associado a uma série de serviços, mas que ainda não se sabe quando se tornara realidade em Portugal.
A fase de encomendas já arrancou em Novembro e apesar de, inicialmente, chegarem apenas as versões D4 e T5 (entre Março e Abril), embora com tracção integral, os outros motores estarão disponíveis cerca de um mês depois. Sendo, obviamente, o D3 apenas com tracção dianteira e Diesel de 150 cv, o que deverá representar maior volume de vendas. Os preços-base de cada versão da gama Volvo XC40 aqui ficam:
Diesel
D3 Manual 6v (150 cv) 39.956 €
D3 Geartronic 8v (150 cv) 42.519 €
D4 Geartronic 8v (190 cv) 52.150 €
Gasolina
T3 Manual 6v (152 cv) 36.640 €
T5 Geartronic 8v (247 cv) 51.500 €
Haverá ainda o T4 a gasolina, com 190 cv, tracção dianteira e caixa automática Geartronic de 8 velocidades, mas não foi ainda divulgado qual o seu preço. A Volvo confirmou que, mais tarde, o XC40 terá também versões híbrida e puramente eléctrica, embora não tenha adiantado datas.
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: